Dúvidas frequentes
Caso sua dúvida não esteja na lista, entre em contato Clique aqui
A bebida alcoólica altera os resultados dos exames?
Sim, diferentes exames podem sofrer alteração pela ingestão do álcool. No caso de triglicérides, qualquer dose de bebida alcoólica antes do exame é capaz de alterar os seus níveis e falsear o resultado. A recomendação é ficar por 03 dias antes da realização do exame sem ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica.
A coleta da criança é feita com o mesmo material dos adultos?
Não, o Labocentro utiliza agulhas mais finas e materiais próprios para veias mais delicadas como as das crianças.
A coleta da urina de 24 horas necessita de conservante?
Alguns exames realizados em urina de 24 horas, necessitam de conservantes. Portanto, antes de iniciar a coleta, solicite ao Labocentro as instruções e os frascos necessários para a sua coleta.
A urina de 24 horas deve ser armazenada na geladeira?
Alguns exames, realizados em urina de 24 horas devem ser conservados na geladeira. Em outros, não há necessidade. Portanto, antes de iniciar a coleta, solicite ao Labocentro as instruções e os frascos necessários para a sua coleta.
Alguns exames necessitam de uma dieta especial?
Sim, sempre consulte o Labocentro ou entre em contato conosco antes para obter as informações necessárias.
Alimentação interfere no resultado de colesterol e triglicérides?
Sim, principalmente no exame de triglicérides. Caso, uma pessoa com triglicérides elevados adote uma dieta rigorosa na véspera do exame, terá um resultado falsamente baixo. Por outro lado, uma outra pessoa com triglicérides normais, se comer, por exemplo, uma feijoada no dia anterior, apresentará um resultado falsamente alto. Assim, o jejum de 12 horas, e a condição de dieta habitual por pelo menos 05 dias é o ideal para a coleta desses exames.
Como posso colher a urina do meu bebê?
Solicite coletor especial para bebês fornecido pelo Labocentro.
Durante a menstruação, pode-se fazer exame de urina?
Preferencialmente o exame deve ser colhido fora do período menstrual. Porém, caso o exame seja urgente, a urina pode ser colhida, realizando assepsia no momento do exame e fazendo uso de tampão vaginal para que o sangue não contamine à urina.
E para o exame de urina, tem de ser a primeira do dia?
Caso o seu médico solicite, sim. Do contrário, a urina poderá ser colhida em qualquer hora do dia, desde que haja uma retenção de pelo menos duas horas, ou seja, que fique-se sem urinar durante este intervalo mínimo. O ideal é que seja coletada em frasco apropriado oferecido pelo Labocentro ou adquirido em farmácia. Após a coleta, o frasco deve ser entregue, no máximo, duas horas após a coleta, em temperatura ambiente, ou no máximo com quatro horas de intervalo entre a coleta e entrega, mantendo-a refrigerada em geladeira.
Exames que exigem o jejum só podem ser feitos pela manhã?
Nem todos, desde que a pessoa obedeça ao tempo estipulado de jejum.
Fazer exame de sangue dói?
Normalmente não dói, já que o procedimento é rápido. Contudo, a ausência ou não da dor depende da sensibilidade de cada pessoa. No Laboratório Labocentro, caso o cliente solicite, utiliza-se um anestésico tópico. Ao ser aplicado 30 minutos antes da coleta, o medicamento diminui o desconforto da picada da agulha.
No caso de gripe, resfriado ou febre, pode-se coletar sangue?
Não há problema. Alguns exames são solicitados em razão da febre para verificar se ela é proveniente de uma infecção.
O esforço físico interfere nos exames laboratoriais?
Em alguns exames sim. Após esforço físico, testes como LDH, CPK e Triglicérides terão valores diferentes daqueles que a pessoa realmente possui. O ideal, é realizar os seus exames em condições basais.
Os remédios interferem nos exames laboratoriais?
Sim, diferentes medicações podem interferir em seus resultados. Desta forma, você deve informar, antes da realização do exame, quais são as medicações que você está tomando.
Para fazer exame de sangue, o jejum é obrigatório?
Nem sempre, vai depender do exame solicitado. O tempo de jejum, varia de acordo com o exame a ser coletado. Sempre consulte o Labocentro ou entre em contato antes para obter as informações necessárias.
Pode-se fazer exame de sangue menstruada?
Sim. Porém é importante que o seu médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado, pois diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual.
Pode-se fumar antes de fazer um exame?
Não, para testes de agregação plaquetária, glicemia e curva glicêmica. Assim, no momento do exame, informe ao técnico da coleta.
Por que, às vezes, após a coleta do sangue, o local fica roxo?
Pela formação de um hematoma, que é o extravasamento de sangue para fora da veia. Pode ocorrer em virtude de o paciente usar algum medicamento que altera a coagulação do sangue, como por exemplo, a aspirina. Outras situações que favorecem o seu aparecimento são: possuir veias finas, veias com muita pressão ou pela falta de boa compressão no local da punção. Se o hematoma ocorrer nas primeiras 24 horas após a coleta, utilize compressa de gelo e medicamento de uso tópico com ação antiinflamatória e analgésica. Após as 24 horas utilize bolsa quente com a mesma medicação.
Posso colocar fezes na geladeira e entregar no dia seguinte?
Sim, menos para o exame realizado por técnica de Baerman, que requer amostra de fezes recentes que não podem ser colocadas na geladeira.
Preciso estar em jejum para colher o exame de fezes?
Não. E não há necessidade de ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos tipos de exames de fezes. Para sua comodidade, é conveniente que o material seja colhido na sua casa, em frasco apropriado fornecido pelo Labocentro.
Se fizer um teste que vai colher várias vezes, vou ser puncionado várias vezes?
Não, o Labocentro utiliza um material chamado Jelco. Com ele, só é necessário puncionar apenas uma vez.
A água "quebra" o jejum?
Não, porém deve-se tomá-la com moderação, para que o seu excesso não interfira nos exames de urina.
EXAME TOXIC0LÓGICO É AQUI
CONCURSOS, CLT E SEGURANÇA NO TRÂNSITO
GARANTIMOS O MELHOR PREÇO DO MERCADO
CREDITADO PELO PNCQ
PROVEDOR DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PARA LABORATÓRIOS CLÍNICOS, BANCOS DE SANGUE E ORGANIZAÇÕES DE DIAGNÓSTICO IN VITRO E ALIMENTOS